Cada vez mais o fato de precificar bem o seu produto ou serviço é determinante para a vida do seu empreendimento. E será sempre. Por isso a importância, cada vez mais, dos gestores tentarem entender desse tema da forma mais descomplicada possível.
Basicamente para a composição do cálculo precisamos entender bem três variáveis que o compõe: (a) CUSTOS VARIÁVEIS, (b) CUSTOS FIXOS e (c) MARGEM DE LUCRO.
A primeira variável (a), CUSTOS VARIÁVEIS, envolve todos aqueles gastos (saídas de caixa) diretamente variáveis em relação à quantidade de vendas ou nível de produção. Por exemplo: em sendo uma confeitaria, poderíamos citar a quantidade de farinha de trigo para se fazer um bolo, a quantidade de ovos, a quantidade de manteigas utilizadas, etc.
Importante lembrar que entram no cálculo do Custo Variável os impostos a serem recolhidos e as comissões de vendas aos vendedores.
A segunda variável (b), CUSTOS FIXOS, diz respeito ao somatório de gastos que não têm relação direta com o volume de produção ou quantidade de serviços atendidos. Ainda que eles possam aumentar ou diminuir de valor, eles sempre serão verificados e não deixam de existir.
Vamos a um exemplo prático:
*Leva-se em consideração que só se consegue fazer 1 (um) bolo por dia nos 30 dias do mês.
(=) Valor de venda do bolo de chocolate: R$ 100,00
(-) Custos Variáveis: R$ 20,00
(=) O que sobra para pagar os Custos Fixos: R$ 80,00
(-) Custos Fixos mensal: R$ 2.400,00
Cálculo do Ponto de Equilíbrio: 2.400,00 = 30 bolos por mês.
80,00
Essa seria a quantidade de bolos que precisaríamos fabricar para pagar todos os nossos gastos.
Se o serviço de fazer um bolo dura todo o dia, não teria dias suficientes a mais para se ter lucro. O que fazer?
Têm-se duas opções: a primeira opção seria aumentar o PREÇO; e a segunda, seria diminuir o CUSTO FIXO.
Para o completo entendimento vamos tratar agora da terceira variável (c), MARGEM DE LUCRO, dando continuidade ao exemplo da confeitaria que fabrica bolos.
Se aumentássemos o preço do bolo para R$ 110,00 e diminuíssemos o Custo Fixo para R$ 2.000,00, chegaríamos a:
(=) Valor de venda do bolo de chocolate: R$ 110,00
(-) Custos Variáveis: R$ 20,00
(=) O que sobra para pagar os Custos Fixos: R$ 90,00
(-) Custos Fixos mensal: R$ 2.000,00
Cálculo do Ponto de Equilíbrio: 2.000,00 = 22 bolos por mês
90,00
Todos os outros 8 dias até o final do mês servirão para trazer lucros e resultados positivos à empresa.
Mas alertamos que a solução NÃO é aumentar o preço, pois o novo valor pode não ser aceito pelo mercado.
Lembre-se que para AUMENTAR O PREÇO deve-se AGREGAR VALOR, pois daí será melhor percebido pelos clientes que estarão dispostos a pagar um pouco a mais em função disso. Para isso é necessário que você, empresário, saiba o que o cliente mais VALORIZA.
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